Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A prefeitura de Santa Maria divulgou, nesta sexta-feira, um comunicado sobre a racionalização de combustível para o transporte coletivo da cidade. De acordo com a superintendência de comunicação, a rotina dos serviços não foi alterada e, para manter o atendimento, as máquinas que utilizam óleo diesel e os veículos à gasolina foram abastecidos.
Sete municípios da Região Central continuam com manifestações em rodovias federais
Dessa forma, as ambulâncias que fazem o transporte de pacientes para consultas e exames de urgência ocorre normalmente, mas visitas domiciliares e transporte para exames que não exigem urgência foram suspensos. Até o momento, apenas a Secretaria de Saúde apresenta restrição parcial nos serviços.
FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS
Ainda segundo o comunicado, nenhuma das empresas terceirizadas que prestam serviço de transporte escolar comunicou paralisação. Da mesma forma, a Guarda Municipal segue em atuação. Duas empresas que realizam a coleta de resíduos estiveram reunidas com a secretária Sandra Rebelato, na tarde de quinta-feira.
Transporte público funciona com restrições em pelo menos 6 cidades da região
A Cone Sul Soluções Ambientais, responsável pela coleta conteinerizada na área central, comunicou que a coleta de resíduos sólidos não será interrompida. A empresa vai realizar coleta intercalada, alternando os dias de recolhimento de lixo, enquanto a paralisação dos caminhoneiros atingir a oferta de óleo diesel. Já a Sustentare, responsável pela coleta domiciliar nos bairros, afirmou que vai concentrar esforços para que a prestação de serviços siga sendo realizada sem interrupção.
TRANSPORTE PÚBLICO
A manutenção dos horários básicos em períodos de grande fluxo de passageiros está garantida, a fim de assegurar o deslocamento aos trabalhadores e estudantes. Conforme o Sistema Integrado Municipal (SIM), até as 14h desta sexta-feira, os horários de ônibus seguirão normais em Santa Maria. Após, haverá uma breve redução nos horários. A normalização deve ocorrer, novamente, das 16h às 19h - horário de pico. Já as linhas seletivas estão suspensas para racionalização de combustível.
No sábado, de acordo com SIM, a frota circulará com 25% a menos de sua capacidade, mas com reforços nas linhas que atendem mais gente. No domingo, a grade de horários permanecerá a mesma, com poucas reduções. Já na segunda-feira, os ônibus atuarão normalmente até as 8h30min. Após este horário, novas análises serão feitas.
*Com informações da superintendência de comunicação da prefeitura